ABOUT
Performe-se: fronteiras borradas I fronteiras erguidas 2017
CONVOCATÓRIA
1.DOS OBJETIVOS
-
O Festival "Performe-se: fronteiras borradas | fronteiras erguidas" tem como objetivo incentivar a produção e o desenvolvimento de processos de criação em performance assim como de estabelecer redes e espaços de compartilhamento de experiências voltadas para as poéticas do corpo.
-
Pretende abordar a manifestação da performance como uma dimensão da ação viva propondo uma relação entre atravessamentos e obstáculos, entre fronteiras que se diluem e se erguem nas diferentes esferas da vida. Questões que envolvem as facetas sociais brasileiras, como também a condição mundial inflamada pelos conflitos e escolhas políticas ou pela falta de opção. Ainda, essa mesma discussão trata das fronteiras do eu e da relação com o outro, assim como dos limites entre performer e público e suas possíveis dimensões participativas.
1.3 Busca contribuir para a reflexão acerca da performance no campo da arte, através da realização de performances presenciais, exibição de videoperformances, oficinas, palestras/bate-papos entre outros.
2. DO FESTIVAL
2.1 O Festival "Performe-se: fronteiras borradas | fronteiras erguidas" será aberto ao público e realizado em Vitória no estado do Espírito Santo. As atividades se concentrarão na Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes (Campus Goiabeiras), mais especificamente na Galeria de Arte e Pesquisa – GAP e nos espaços da Secretaria de Cultura do Estado – Secult. No entanto a programação pode contar com demais localidades conforme a seleção das performances presenciais. As atividades do festival envolvem a participação de artistas convidados, a realização de performances presenciais e a exibição de vídeo-performance/registro do vídeo, os quais serão selecionados através dessa convocatória.
2.2 A seleção, tanto das performances presenciais como das vídeo-performance, será realizada pela comissão de seleção composta pela coordenação do festival e pelos curadores convidados.
2.3 Todos as atividades relacionadas ao Festival serão gratuitas e divulgadas em meios eletrônicos e veículos de comunicação impressa, estando o artista selecionado ciente do direito de uso de imagem pela equipe organizadora para fins de divulgação.
2.4 O Festival tem financiamento do Funcultura através da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo – Secult/ES.
3. DOS PARTICIPANTES
3.1. Poderão participar todos os interessados, desde que atendam às exigências deste regulamento.
3.2 O participante fica ciente deste regulamento e acata as decisões adotadas pela coordenação do festival e pela comissão de seleção.
3.3 Cada participante será responsável pelo conteúdo, execução, produção e quaisquer outras demandas referentes aos trabalhos em performance submetidos nessa convocatória. Ao inscrever-se, o artista garante possuir autorização de terceiros que porventura tenham direitos conexos sobre o trabalho, responsabilizando-se por eventuais reivindicações quanto ao uso não autorizado.
3.4 O participante poderá inscrever até 01 trabalho em cada modalidade, sendo elas: performance presencial e vídeo-performance. Trabalhos em grupo deverão ser inscritos em nome do coletivo, com a indicação de um responsável. Na ficha de inscrição deverão constar os nomes de todos os integrantes do grupo na descrição do trabalho. A coordenação reconhecerá o responsável pela inscrição como o único interlocutor para decisões a respeito da participação da performance no festival.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1 As inscrições serão feitas única e exclusivamente por meio do preenchimento correto da ficha de inscrição disponível pelo link https://goo.gl/0FxsoL
Em uma única ficha de inscrição é possível submeter dois trabalhos: presencial e vídeo-performance/registro. A ficha está habilitada para edição após envio até o encerramento das inscrições. Sugerimos salvar o link de sua ficha para que você possa editar com mais facilidade após o envio.
4.2 As inscrições iniciam em 27 de maio e permanecem abertas até 10 de Julho de 2017 não sendo aceitas inscrições posteriores. (A data anterior era de 30 de Junho, porém foi prorrogada).
5. DAS CARACTERÍSTICAS DOS TRABALHOS
5.1 Os trabalhos poderão ser realizados de forma presencial, ou através dos formatos de videoperformance.
5.2 Para as propostas na modalidade de performances presenciais são solicitados os seguintes dados conforme ficha de inscrição: título, duração do trabalho, sinopse, descrição detalhada da performance, equipamentos necessários, indicação de local a ser realizada a performance (conforme opções apresentadas na ficha de inscrição) e link para download de no mínimo 03 imagens do trabalho em alta resolução (300dpi). Também são solicitados link de site/blog e currículo do(s) artista(s) da proposta.
5.3 Para os trabalhos em vídeo-performance, será exigido um link online para a visualização do vídeo, assim como link com still com alta resolução (300dpi) e sinopse. A comissão de seleção não se responsabiliza por links inoperantes, sendo a inscrição cancelada por parte de tal eventualidade. Os trabalhos selecionados nessa modalidade serão exibidos durante 04horas de sessão em looping. Cabe aos selecionados enviar os vídeos em resolução mínima de 720p (HD), independente da qualidade de captação e formato final mp4.
6. DA SELEÇÃO
6.1 A seleção dos trabalhos será realizada pela comissão de seleção composta pela coordenação do festival e curadores convidados.
6.2 A comissão de seleção irá selecionar aproximadamente 15 projetos na modalidade performance presencial e 10 vídeoperformances.
6.3 O resultado será divulgado no site do festival https://performese.wixsite.com/performe-se e os selecionados serão comunicados por e-mail.
6.4 Os trabalhos de vídeo-performance selecionados devem ser enviados via internet, através de qualquer servidor de dados, gratuito ou privado. Os mesmos devem ser renderizados na extensão MP4, resolução mínima 720p (HD)
6.5 A participação no evento implica na autorização do uso das imagens para divulgação em mídia eletrônica ou impressa, exclusivamente para divulgação do evento e impressão catalográfica.
7. DAS INSTALAÇÕES E APOIO
7.1 Os materiais e equipamentos necessários para a realização da performance presencial são de responsabilidade do artista, salvo exceções que devem ser combinadas posteriormente à seleção entre o propositor e coordenação de organização do festival.
7.2 A organização poderá dispor de equipamento básico de som e projeção, sendo necessário a verificação de disponibilidade dos mesmos pelo e-mail performe.se@gmail.com, Também está previsto equipe para registrar a realização dos trabalhos e equipe para auxiliar na produção durante o período do evento.
7.3 O local de realização da performance presencial de cada participante selecionado será mediado pela comissão de seleção em concordância com o selecionado.
7.4 A organização do festival dispõe de uma ajuda de custo no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) para selecionados residentes no estado do Espírito Santo. O gasto com materiais é de responsabilidade do artista selecionado.
7.5 A organização do festival dispõe de uma ajuda de custo no valor de R$1.200,00 (Hum mil e duzentos reais) para selecionados de outros estados brasileiros e demais áreas geográficas. O gasto com passagens, materiais, hospedagem e alimentação é de responsabilidade do artista selecionado.
7.6 Não haverá ajuda de custo para as vídeo-performances selecionadas.
7.7 O pagamento será realizado durante o festival.
7.8 O Festival contará com publicação com informações sobre as propostas selecionadas dos artistas participantes.
8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 O Festival "Performe-se: fronteiras borradas | fronteiras erguidas" ocorrerá nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro de 2017.
8.3 Os participantes, ao aceitarem integrar o evento, cederão à equipe organizadora a concessão dos direitos de exibição de seus trabalhos e do registro dos mesmos para a sua utilização em mostras itinerantes de fins institucionais, em estabelecimentos de educação públicos e privados, em empresas e fundações públicas e em associações culturais e comunitárias, bem como, por intermédio do site institucional, com a finalidade exclusiva de divulgação.
8.4 Todos os vídeos, fotografias e registros das performances selecionados serão transferidos para um único DVD. Cópias deste DVD serão incorporadas ao acervo do Curso de Artes da UFES , ficando desde já autorizados os empréstimos, a exibição e a veiculação dos mesmos, na íntegra ou parcialmente, sem que para isso seja devido qualquer pagamento, inclusive de direitos autorais.
8.5 Serão consideradas nulas as inscrições que não atendam integralmente as condições estipuladas nesta convocatória e as solicitações da ficha de inscrição.
8.6 A Comissão Organizadora e a Comissão de Seleção são soberanas em decidir sobre casos omissos neste Regulamento.
9. CRONOGRAMA
27 de maio – Lançamento da convocatória e início do período de inscrições
30 de junho – Último dia para realização de inscrições
Até 30 de Julho – Divulgação dos selecionados no site e mídias sociais
27, 28,29 e 30 de setembro de 2017 – Realização do evento em Vitória, ES
Resultado dos selecionados na categoria performance presencial: Arthur Scovino, Dani Barsoumian, Giulia Bravo e Natan Dias, Juliano Eliseu, Khalil Rodor, Maíra Vaz, Marcel Diogo, Mônica Galvão, Prscila Rezende, Renan Marcondes, Thaiz Cantasini, Tiago Santana.
Resultado dos selecionados na categoria vídeo-performance: Marina Barsy Janer, Rubiane Maia, Tiago Sant'Ana, Marcela Antunes, Felipe Bittencourt, Yolanda Benalba, Daniela Paoliello, Sara Não Tem Nome, Coletivo Puxar Pele, Coletivo Quilombismo Poético. Artista convidado in memoriam : Marcus Vinicius
Carla Borba, Geovanni Lima e Natalie Mirêdia
Coordenadores Festival Performe-se
Yiftha Peled
Curador convidado - Professor do Departamento de Artes Visuais da UFES e Coordenador da Galeria de Arte e Pesquisa - GAP UFES
Aline Dias
Curadora convidada - Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais - UFES